domingo, 6 de maio de 2012

Tartaruga ou papel?

Outro dia ouvi uma criança correr para minha barraca chamando o pai e dizendo: - olha pai, uma tartaruga... e o pai ouvindo só disse assim: - é papel meu filho. Eu não pude deixar escapar um olhar reprovador para o pai e completei: Senhor, é mais que papel... já foi uma árvore, mas nós a derrubamos para virar papel. Ele foi embora e lembrei  Khalil Gibran quando disse:

As árvores são poemas que a terra escreve sobre o firmamento. Derrubamo-las e transformamo-las em papel para registrar nosso vazio.".

Não sei se ele entendeu minha mensagem, pois o que ele chamou de papel na verdade foi uma árvore derrubada para ser transformada em papel de gráfica para estimular o consumo e agora ela poderia ser lixo, que é pior do que derrubar árvores... é a ruína da nossa civilização, mas eu transformei em uma tartaruga e a criança a reconheceu... Aliás, é mais do que uma tartaruga, ela significa educação, exemplo positivo, arte sustentável, resistência ao consumismo que não enxerga o que faz e transforma pessoas em repetidores, consumidores sem cabeça que não conseguem abstrair um pouquinho e enxergar o real valor das coisas.

Infelizmente acho que ele não entendeu nada pois foi comprar uma camiseta com a figura de um programa de TV que ele mostrou para o filho. Estamos com valores e visões distorcidas da realidade... uma tartaruga (para criança) é papel (para o pai) e uma camiseta (para a criança) é símbolo de desejo (para o pai)... Onde estamos indo com isso? Será que os jornais já não tem dado alerta suficiente sobre a nossa forma de consumo e descarte estar consumindo o planeta que vivemos? Que tipo de educação estamos impondo aos nossos filhos? 
Pais, vejam e mostrem aos seus filhos: http://www.youtube.com/watch?v=dX-ND0G8PRU (Criança a alma do negócio)

Beto
Papel ou tartaruga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário